Qual a diferença entre curso e processo de coaching.

Muitas pessoas ainda fazem muita confusão entre uma formação ou Curso de Coaching com um processo de Coaching. A falta de uma informação clara a respeito faz com que o cliente muitas vezes faça uma escolha que não atenderá suas necessidades. Vamos às diferenças, vou começar explicando o que é um Processo de Coaching:

O QUE É UM PROCESSO DE COACHING?

O processo de Coaching é indicado tanto para pessoas físicas ou jurídicas. O cliente trás um objetivo, um desafio e o profissional Coach o apoiará nesta jornada, identificando crenças que podem alavancar ou paralisar sua jornada, quais as competências necessárias para atingir seu objetivo, desenvolvendo um plano de ação, passo a passo, fazendo com que o cliente mantenha o foco e ajuste-o durante a jornada. Ao final do processo, que geralmente pode levar 10 encontros, o cliente sai com o objetivo pronto, muitas vezes realizado.

O QUE É A FORMAÇÃO EM COACHING?

Já o curso de Formação em Coaching, tem como objetivo capacitar e preparar profissionais que desejam desenvolver esta competência para atuar de forma profissional como um Coach, ou para aqueles profissionais que desejam desenvolver estas competências para agregar na sua carreira. Vou dar alguns exemplos, muitos profissionais psicólogos vão buscar no Coaching recursos para melhorar sua performance. Para os Palestrantes é muito comum e até necessário que busquem desenvolver esta competência para agregar valor nas suas palestras. Vejo que muitos Palestrantes tem a vivencia da sua experiência profissional, faltando uma base humana, entender mais sobre como potencializar os recursos que cada um de nós temos. Professores, advogados, gerentes (líderes) de organizações e tantos outros profissionais são beneficiados com esta habilidade de saber fazer boas perguntas que levam as pessoas a uma descoberta e a uma AÇÃO.

É importante ressaltar, que a todo o momento pessoas que estão em busca de transformações positivas em suas vidas podem buscar o auxílio do processo de coaching para encontrar o melhor caminho a seguir, buscando a satisfação pessoal e profissional. Os coachs – profissionais de coaching – são acionados principalmente para auxiliar profissionais em momentos decisivos ou transitórios, desde a escolha de uma nova carreira, sua adaptação a um novo cargo, dentre diversas outras dúvidas que podem surgir em qualquer momento, mesmo no início de uma carreira.

PARA VOCÊ QUE DESEJA SER UM PROFISSIONAL, O QUE EXATAMENTE FAZ UM COACH?

Um coach é o profissional que contribui ou provoca o cliente (coachee) a se autoconhecer, fazendo com que ele reflita sobre sua própria vida, suas escolhas e características, para que defina quais ações deve tomar visando o alcance de seus objetivos. Um coach pode auxiliar seu cliente a identificar quais são seus objetivos para que atinja sua satisfação pessoal e profissional.
Uma empresa também pode contratar um coach para auxiliar na capacitação de seus profissionais ou para contribuir com o direcionamento da instituição em momentos decisivos, como mudanças em sua área de atuação, aumento da concorrência ou quando existe falta de motivação para seus funcionários.

Nesses casos, o coach irá orientar e até treinar (neste caso o profissional é um treinador ou palestrante que tem a formação em Coaching) os participantes, mas antes ele poderá aplicar testes e realizar entrevistas individuais, verificando quais são os pontos fortes e fracos de cada um, traçando formas para que os participantes superem os obstáculos existentes para que se tornem mais produtivos e motivados.

COMO SE TORNAR UM COACH?

O crescimento da busca de bons profissionais pelo coaching vem crescendo ano a ano, o que torna esse um mercado em ascensão, e pode ser uma grande porta para uma carreira promissora para quem pretende se tornar coach. Para isso, existem os cursos que capacitam o profissional a desenvolver a metodologia do coaching. Na minha organização a Academia do Palestrante e do Coaching, são avaliados alguns critérios nos candidatos a coaches, verificando como eles se enquadram ao perfil esperado para o exercício dessa função.

Qualquer pessoa pode se interessar em se tornar um coach, mas possuir algumas características é essencial para ter sucesso nessa área, como a ética, o comprometimento com os valores das instituições e dos profissionais que se tornarem clientes, a disposição em aprender constantemente. Cada empresa ou cliente é um novo trabalho e as características de cada coachee e metas se renovam constantemente, sendo necessário sempre estar aberto para aprender novos conceitos de novas instituições e pessoas, para conseguir auxiliá-las adequadamente.

É preciso que o profissional queira entender e respeitar a técnica aprendida no curso. O coach irá aprender um modelo técnico que precisará seguir para realizar os coachings e respeitar tal modelo é fundamental para que se estabeleça no mercado como um profissional sério e comprometido.

De um modo geral, o coach irá auxiliar, seja uma pessoa ou um grande conjunto de pessoas, a conquistar sua produtividade máxima e encontrar caminhos para alcançar suas metas.

O coach é parte importante da evolução de seu cliente, por isso é essencial que você esteja preparado para superar diversos desafios que podem surgir em cada um dos processos de coaching que irá realizar. Ser um profissional dinâmico faz toda a diferença para atender as expectativas de cada coachee.

Edmar Oneda – Formado em Master Practitioner e Trainer Training Programação Neurolínguística; Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, Formação Internacional em Coaching pela Lambent do Brasil e Diretor e Fundador da Academia do Palestrante.

Quer aprender coaching?

Participe de nossa Formação em Coaching com PNL.

Saiba mais!
Fechar Menu