Na busca pela realização dos objetivos, muitas vezes acabamos nos atropelando, seja pela falta de conhecimento sobre o que realmente desejamos, pela nossa ansiedade ou a falta de autoconhecimento.

A arte de errar e seguir em frente

Fomos educados para não errar e quando algo sai de errado temos a tendência de nos sentirmos incompetentes, gerando medo que acaba paralisando a força de realizar desejos..

Eu gosto muito de um pressuposto da PNL que fala: “Não existem erros somente resultados”. Olhar para os erros como um resultado nos dá a chance de aprender e contribuí para que, na próxima vez, a realização se concretize.

Cabe a cada um de nós evitar que o medo de não realizar tome conta e se torne maior do que a vontade de realizar.

Emoções sobcontrole

Não tem jeito, quando estamos buscando realizar desejos, é natural passar por estresses. Que atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de gritar e chutar tudo em um momento de estresse, quando tudo parece que está dando errado! É nesta hora que o controle das emoções deve estar presente.

O autoconhecimento está ligado também ao controle das emoções e é dele que vem a capacidade de compreender suas próprias virtudes e fraquezas e, a partir daí, ter maior controle sobre as emoções. Com isso, você consegue se autogerenciar e se motivar.

Quais os passos para atingir os objetivos

Pode se dar de diferentes formas, desde passar por um processo de coaching, passar por um curso ou até seguir algumas fórmulas que circulam por ai.Mas, nenhum método é tão eficaz quanto olhar para si e contar com os recursos que já estão disponíveis para seguir em frente. Quem se conhece sabe reconhecer seus recursos.

Esqueça as fórmulas milagrosas, não existe milagre pronto quando o assunto é autorrealização. Só realiza quem se envolve no processo de compreensão dos próprios objetivos, virtudes e fraquezas. Quando nós criamos condições para realizar algo que está alinhado ao que realmente desejamos, uma força poderosa acompanha, dando força para seguir.

Que tal iniciar uma reflexão pessoal?

Comece se perguntando:

  • O que está incompleto na sua vida?
  • Se tudo fosse possível o que você faria ?
  • Quais as consequências?
  • Estão sob seu controle?
  • O que você pode fazer agora para aproximar do que você deseja?

O exercício de autorreflexão é muito saudável e, sem dúvida, ajuda na busca pelo autoconhecimento. 

Deixe seu comentário! Diga o que mais te chamou a atenção! Terei muito prazer em te responder.

Edmar Oneda – Fundador da Academia do Coaching, Academia do Palestrante, Academia da Comunicação; Master Practitioner e Trainer Training Programação Neurolínguística; Coach Internacional em Coaching pela Lambent do Brasil.

Deixe uma resposta

Fechar Menu