Os Pilares do Coaching são os pontos relevantes que devem ser considerados para garantir o sucesso do processo de coaching. São eles:

  • Humanidade;
  • Competências;
  • Metodologia;
  • Técnicas e Ferramentas.

O Coaching é um processo de interação que visa conduzir o indivíduo à reflexão e a promoção de mudanças em busca de resultados.

Esta interação é dinâmica e acontece a partir do vínculo entre o coach e o coachee. Coach é o profissional capacitado para aplicar as técnicas do coaching, sendo o facilitador do desenvolvimento do coachee, que é o cliente que vivencia o coaching em busca de equilíbrio, conquistas e alcance de resultados que atendam suas necessidades.

O coaching um processo de relacionamento, com base na confiança e credibilidade, e irá propiciar o desenvolvimento do coachee por meio do compromisso das partes na busca pela maximização dos resultados:

O coach entra com as técnicas e ferramentas e assume o compromisso de acompanhar e motivar o cliente (coachee), que por sua vez assume o compromisso de sair da zona de conforto e dar o melhor de si para ultrapassar as barreiras limitantes em busca de seus objetivos.

Para garantir o sucesso do processo de coaching é fundamental considerar os pontos relevantes, ou seja, os Pilares do Coaching, como seguem:

Humanidade

O coach que pretende desenvolver um trabalho de qualidade deve ter um interesse genuíno no ser humano. Buscar entendê-lo de uma forma sistêmica: corpo, mente e emoções. As partes devem estar equilibradas para o bom andamento de suas vivências, descobrindo a essência dos indivíduos por meio do desenvolvimento de suas potencialidades.

Competências

Partindo do interesse genuíno no ser humano e suas complexidades, o profissional deve buscar ferramentas para lidar adequadamente com a situação de análise. O coach capacitado necessita ter habilidades e conhecimentos tais como: comunicação, teorias motivacionais, planejamento, tipos de personalidade e padrões de comportamento.

É preciso também conhecer as características humanas pessoais que darão subsídios para desenvolver suas atividades, como entusiasmo, comprometimento, compaixão, generosidade, confiança, caráter, ética e foco no futuro.

Metodologia

O coaching é um processo desenvolvido por meio de métodos e comprovadas práticas, através das técnicas e ferramentas reconhecidas e validadas pelos principais órgãos certificadores, e utilizadas nos países referência, como EUA e Alemanha.

Técnicas e Ferramentas

Objetivando potencializar o desempenho dos coachee e gerar resultados efetivos e práticos, o processo de coaching é desenvolvido por meio de técnicas e ferramentas. Algumas das principais técnicas utilizadas:

Rapport: o profissional faz uma conexão harmoniosa e de confiança com seu cliente. A partir dessa conexão, é facilitada a troca de informações e o aceite dos desafios propostos, tornando mais fácil a implementação das mudanças que se fizerem necessárias.

Roda da Vida: técnica utilizada nas primeiras sessões para ajudar o coachee a avaliar sua vida em todos os setores: família, trabalho, saúde e finanças.

Brainstorming: conduz o coachee a montar uma lista de opções, das mais prováveis e possíveis às mais inovadoras. Identifica o que é aparentemente impossível, visando liberar o pensamento.

Missão e Visão: análogo às empresas, o indivíduo deve definir claramente a missão e a visão, providência fundamental. Traduz-se por “o que eu faço e onde eu quero chegar”, respectivamente. A partir deste retrato, deve ser traçado um plano de ação.

Tríade do tempo: organizar a rotina balanceando as três dimensões basilares: família–trabalho–vida. Tem como meta mapear os objetivos, definir a missão e as ações para atingir os resultados almejados. As atividades diárias são divididas em três: importantes, urgentes e circunstanciais.

Edmar Oneda – Fundador da Academia do Coaching, Academia do Palestrante, Academia da Comunicação; Master Practitioner e Trainer Training Programação Neurolínguística; Coach Internacional em Coaching pela Lambent do Brasil.

Deixe uma resposta

Fechar Menu