coaching familiar é um nicho do Life Coaching (ou coaching de vida), que objetiva promover mudanças comportamentais no contexto familiar, por meio do autodesenvolvimento do indivíduo.

A família como instituição social

família é a primeira instituição social em que o indivíduo se insere. As instituições têm regras e procedimentos padronizados, reconhecidos e aceitos pela sociedade. As instituições tem a função de satisfazer as necessidades humanas. Servem também para regular e controlar as atividades do indivíduo. A cultura particular das famílias está em constante interação, através de seus membros, uma com as outras e com as demais instituições sociais, como escolas, igrejas, instituições econômicas e políticas. As instituições interagem entre si e influenciam-se mutuamente. Todas as famílias estão envolvidas por questões sociais, tais como educação, moradia, saúde e segurança.

Família é um conjunto de pessoas, unidas por graus de parentesco e laços morais, materiais, espirituais e afetivos, os quais os mantêm reciprocamente ligados. Estabelecendo-se uma cultura familiar por meio desde convívio, com seus costumes, crenças, moral e ética; passada de geração em geração, moldando e fazendo pressão na identidade de cada membro.

As relações que se estabelecem nas famílias devem ser harmoniosas, baseadas no respeito e na cooperação, para que possam resultar em indivíduos satisfeitos e felizes. A família deveria ser o melhor referencial para um indivíduo. Entretanto, nem sempre isso é a realidade. Muitas situações conflitantes não são bem administradas por seus membros, causando diversos problemas para os indivíduos. Discussões por divergências diversas; disputas entre irmãos, entre pais e filhos; interpretações distorcidas ou errôneas dos fatos são situações que afetam direta e indiretamente os indivíduos, por vezes os limitando.

Quando a situação atual não está satisfazendo o indivíduo, limitando-o, preocupando-o, deixando-o infeliz, é momento de mudança. Entretanto, muitas vezes, a pessoa não sabe como agir, por onde começar, quais as condições necessárias para alterar a situação. É neste contexto que o coaching familiar se insere.

O papel do coaching familiar

Coaching FamiliarCoaching é uma metodologia de desenvolvimento e capacitação humana. É a condução do processo de transformação, de forma rápida, objetiva e positiva, em que o profissional coach conduz o cliente a descobrir suas potencialidades e desenvolver suas competências para promoção das mudanças almejadas.

coach, a partir da reflexão do cliente, atuará na identificação das características da família e quais as limitações impostas pelo sistema de crenças familiar. Limitações estas que influenciam e criam as crenças pessoais que estão desarmônicas. Impedindo ou dificultando pensamentos e comportamentos para a atuação na solução dos problemas. Num processo de autodesenvolvimento, o cliente é conduzido a explorar suas qualidades e suas relações, visando aprimorar os pontos necessários para as mudanças.

O objetivo é resgatar a harmonia, restabelecendo a sensação de segurança que a família deve despertar. Trabalhando os aspectos que se fizerem necessários para o caso analisado, facilitando e apoiando o cliente nas decisões e ações que o conduzam às mudanças, tais como:

  • Reconhecer suas habilidades e competências para lidar com os problemas que envolva as relações familiares;
  • Entender sua identidade;
  • Reestruturar a identidade;
  • Entender suas limitações;
  • Aprender a escutar melhor os integrantes da família;
  • Aceitar as particularidades dos integrantes da família;
  • Aceitar a saída de casa de um dos filhos;
  • Reestruturar a rotina com o nascimento de um filho;
  • Equilibrar o tempo entre as rotinas da casa e das demandas do trabalho;
  • Administrar conflitos entre os filhos;
  • Administrar conflitos com os pais;
  • Redimensionar os referenciais paternos e maternos.

O coachig familiar proporciona o alcance da integridade pessoal, em harmonia com a integridade familiar. Resgatando as relações adequadas, baseadas em respeito, cooperação, segurança e afeto. Situação harmônica idealizada e almejada por todos.

Edmar Oneda – Formado em Master Practitioner e Trainer Training Programação Neurolínguística; Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, Formação Internacional em Coaching pela Lambent do Brasil e Diretor e Fundador da Academia do Palestrante.

Deixe uma resposta

Fechar Menu