Coach é o profissional que está habilitado e capacitado a conduzir o processo de coaching.
Não é exigido nenhum pré-requisito técnico para se habilitar na carreira de coach, mas cursos na área são recomendados para potencializar o desempenho do coach.
Atualmente, muitos profissionais partem de suas experiências profissionais e buscam o conhecimento específico para a formação em coaching.
Normalmente, a carreira tem atraído profissionais das áreas de administração, psicologia, educação, comunicação e jornalismo. Muitos desses são profissionais que já atuam com equipes diversas e ocupam posição de liderança – por isso, estão acostumados a promover desenvolvimento de pessoas.
O profissional coach conduzirá seu cliente (coachee) à reflexão, para que este reavalie seus objetivos e trace planos de ação. O coach é um facilitador de um processo de transformação chamado coaching.
Fundamental para o processo de coaching ter êxito é que se estabeleça um vínculo de confiança entre o profissional e o cliente. Este vínculo conduz a um compromisso que deve ser assumido pelo cliente, no envolvimento efetivo com o processo.
A credibilidade que o coach transmite ao seu cliente é fator decisivo. Ela é permeada pela forma com que esse profissional conduz o coaching.
E a base da credibilidade e do domínio do processo de transformação é uma boa formação. Um coach precisa ter conhecimentos, competências, domínio de técnicas e ferramentas que o habilitem a conduzir o processo de coaching – e esse conhecimento não é adquirido apenas com o tempo.

Para se obter e dominar todas as características de um coach bem sucedido, deve-se realizar um curso de qualidade. Os bons cursos que ajudam a formar um coach profissional oferecem:
- Instrutores/facilitadores de alto nível técnico e prático;
- Consolidação dos conhecimentos fundamentais;
- Apresentação das técnicas e ferramentas adequadas;
- Aplicabilidade dos conteúdos apresentados;
- Relacionamento das práticas com a teoria.
Um coach profissional é aquele que domina o método e o aplica com disciplina.Contudo, se tornará um bom coach profissional aquele que aliar a formação técnica com características pessoais, tais como:
- Autoconhecimento;
- Equilíbrio;
- Ter interesse pelo ser humano;
- Deve gostar de ajudar as pessoas;
- Interesse no aprendizado, ser curioso;
- Base ética consistente, estabelecendo relações saudáveis;
- Comprometimento com valores;
- Responsabilidade com o método.
Coach é uma carreira séria, de grande impacto na vida das pessoas e das organizações. Por causa disso, deve-se buscar uma formação séria e sólida, que ensine os métodos e os valores necessários para potencializar o impacto da transformação promovida pelo coaching.
Edmar Oneda – Formado em Master Practitioner e Trainer Training Programação Neurolínguística; Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, Formação Internacional em Coaching pela Lambent do Brasil e Diretor e Fundador da Academia do Palestrante.