Não é por acaso que abordei no artigo anterior que o autoconhecimento é o primeiro passo do processo de autorrealização. Somente com ele tomamos consciência do que queremos buscar. (Leia o artigo anterior)

Por isso, a definição de objetivos deve ser muito bem pensada. Um erro comum é enfileirar metas que acabam não sendo cumpridas. Prometer e não concretizar gera frustração, o que se reflete em um DRENO de ENERGIA uma grande armadilha.

O acúmulo dessas metas pendentes tem nome de: sonhador ou procrastinador. Devemos evitar ao máximo a procrastinação para que não fiquemos desmotivados. Trabalhar o autoconhecimento ajuda a criar metas realistas, que podem ser executadas no tempo previsto e com os recursos que já temos.

Drenos de energia

Um ponto importante é entender que esses drenos de energia são como pequenas armadilhas que temos no nosso dia a dia. Identificá-los é o primeiro passo para superar essa etapa. Por exemplo, tarefas que parecem triviais como arrumar a casa ou falar com tal pessoa também entram nessa categoria, pois geram pendências que ocupam a mente e roubam energia.

A frustração, em maior ou menor intensidade, vem da não realização daquilo que buscamos, ou seja, a frustração reflete um sentimento de desconhecimento de nós mesmos. Às vezes, o que falta é entender as lacunas que estão impedindo a concretização de determinado objetivo. E, muitas vezes, a lacuna é INTERNA. Vale sempre lembrar: autoconhecimento é o ponto de partida para a autorrealização.

Há um pressuposto da Programação Neurolinguística (PNL) que diz o seguinte: “todos nós temos os recursos necessários para realizar algo, e está dentro da gente”. O grande segredo é fazer essa busca interior e reunir as competências necessárias para cada realização.

Encerro esta reflexão com um outro pressuposto “Se quiser compreender, haja”.

E fica a tarefa para Você:

  • Quais as promessas que você fez na virada do ano e ainda não assumiu um compromisso em realiza-las?
  • O que está faltando pra realizar?
  • Para quando Você deseja?
  • O que está te impedindo?
  • Qual será o seu primeiro passo que Você precisa dar?


Nos encontramos aqui no próximo artigo. Se gostou, compartilhe nas redes sociais abaixo e envie seus comentários no e-mail: contato@idheo.com.br

Edmar Oneda – Fundador da Academia do Coaching, Academia do Palestrante, Academia da Comunicação; Master Practitioner e Trainer Training Programação Neurolínguística; Coach Internacional em Coaching pela Lambent do Brasil.

Deixe uma resposta

Fechar Menu