Veja o que influencia na divulgação de sua marca pessoal!

Orientações para Construir uma imagem de sucesso!

1 – Primeiro pense e planeje a sua imagem.

Antes de começar a falar e vender o seu peixe, dedique um tempo para pensar e estudar como você quer ser lembrado. Que adjetivos você quer que as pessoas pensem e relacionem sobre você? Planejar estes pontos ajudará você a identificar que tipo de vestuário usar, como se comunicar e que habilidades precisará desenvolver. Construir uma imagem de credibilidade demanda tempo, dedicação, amor e respeito.

2 – Imagem não é tudo. O seu comportamento diz muito sobre você.
A construção de uma marca pessoal envolve não apenas aspectos físicos, mas também e, talvez o mais importante, aspectos comportamentais. A maneira como você se relaciona e comunica, influenciam diretamente na forma como as pessoas enxergam você como pessoa e profissional. Não basta vestir-se bem se os seus hábitos comportamentais e corporais vão contra a imagem que você quer construir.

3 – Seja o mais natural possível.
Ao falar sobre algo que você tenha conhecimento, deixe que o assunto contagie a sua mente e corpo, relaxe e traga a sua emoção à tona. Preocupar-se excessivamente com trejeitos, técnicas e frases pré-formatadas podem travar sua desenvoltura, você pode se tornar artificial e o público identificará a sua fala ou comportamento como falso e sem essência. Portanto, jamais perca a sua naturalidade.

4 – Saia do usual e abuse na criatividade.
Fazer sempre as mesmas coisas e da mesma maneira não contribuem para novas possibilidades. Saia da zona de conforto, procure fazer atividades e cursos diferentes de seu cotidiano. Aprenda a cozinhar, dançar, praticar um novo esporte, ler um livro diferente, frequentar novos ambientes e conversar com pessoas que você não está acostumado a ter contato. A variedade de experiências agrega na sua bagagem de vida e abre a sua mente para insights e ideias brilhantes. Uma pessoa criativa destaca-se mais perante os outros que se limitam no óbvio ou trivial.

5 – Educação e respeito nunca são demais.
Por mais culto, entendido ou certo você esteja; por mais atarefado, estressado ou impaciente você esteja; ter o autocontrole para manter a educação no relacionamento interpessoal é fundamental para não pôr em risco a imagem que você construiu e investiu ao longo do tempo. Em muitos casos, um ato equivocado, não-planejado e desrespeitoso gera uma propaganda negativa que estimula o boca a boca, podendo ser devastador e irreversível para a sua imagem.

6 – Mantenha o bom humor.
O público dá mais atenção a pessoas bem humoradas e que saibam lidar bem com as adversidades de forma descontraída e leve. O bom humor contagia, gera oportunidades. Gostamos de nos relacionar com pessoas de bem com a vida, alegres e de alto astral. O mal humorado vive isolado, ao passo que o bem humorado é cercado e procurado pelas pessoas.

7 – Coloque em prática a sua missão e expresse a gratidão.
Que legado você quer deixar? O que você fará para contribuir positivamente no mundo? Por mais que uma pessoa tenha muitas conquistas, parte de seu êxito é graças ao trabalho em conjunto de outros talentos. Não se constrói uma história de sucesso sozinho, necessitamos da ajuda do outro, trabalhamos em equipes. Comemorar vitórias é saudável. Agradecer a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso é justo, divino e inspira outros a seguirem seu exemplo de vida, estimula a propagar sua imagem como líder e de personalidade única.

Edmar Oneda – Fundador da Academia do Coaching, Academia do Palestrante, Academia da Comunicação; Master Practitioner e Trainer Training Programação Neurolínguística; Coach Internacional em Coaching pela Lambent do Brasil.

Deixe uma resposta

Fechar Menu